Contrabaixo

Numa formação de banda, não poderíamos esquecer do Contrabaixo. Para desenvolver o método, a TKT juntamente com Jorge Pescara criou um método prático e fácil onde o aluno já nas primeiras lições poderá acompanhar a sua banda. Composto de 6 estágios.

PROGRAMA

ESTÁGIO 1 – Partes do Contrabaixo, Afinação, As mãos no Contrabaixo, Trastes, Valores das notas, Compassos, Acidentes Musicais, Sinais de repetição, Ligadura, Ponto de Aumento, Exercícios com Cordas Soltas, Escalas Maiores com Sustenidos e Bemóis, Arpejos, Cifras, Campo harmônico maior, Modos Gregos, Exercícios técnicos.

ESTÁGIO 2 – Pausas, Escalas Menores com Sustenidos e Bemóis, Arpejo menor, Campo Harmônico menor, Cèrculo das Quintas, Modos Gregos.

ESTÁGIO 3 – escalas menores Harmônicas, Arpejos, Escalas menores Melódicas, Escalas Diminutas, Padrões Tétrades na escala Diminuta, Escalas Aumentadas.

ESTÁGIO 4 – Técnicas Avançadas de Pizzicato, Palheta ou Plecto, Exercícios de Coordenação com Palheta, Notas Abafadas, Notas Mortas, Deslocamento Ritmico com Acentuação, Com Oitavas, Ornamentosm Bend ou Torção, Vibrato, Trêmolo, Rake ou Rasqueado, Ligaduras, Metrônomo, Tabela Complementar de Escalas, Repertórios Aplicativos

ESTÁGIO 5 – Improvisação no Blues, Escala Mixolídias sobre os acordes, Escalas Pentatônicas em inversão de V7 sobre os acordes, Escalas Pentatônicas Menores, Progressão escalística através dos acordes, Fragmentos de escalas através dos acordes, Bass Walking solo, Escalas Modais, Escala própria do acorde,Explorando a escala total do instrumento, Substituição de acordes formados a partir de suas próprias terças, Progressão de acordes com substituição

ESTÁGIO 6 – O último estágio é a comprovação de tudo visto até aqui. Repertórios de Rock’n Roll, hard Rock, Pop Rock, Blues, R&B, Blue Jazz, Jazz Modal, Afro Latin Jazz, Fusion, Bossa Nova, Samba Canção e \\samba Funk

Pensando no aluno totalmente iniciante, que quer todas as dicas para quem nunca tocou o Contrabaixo, criamos juntamente com o profissional Ximba, o Curso TKT de Contrabaixo Ximba. Com uma sequência didática testada e comprovadamente funcional, ele dá dicas de postura, função do instrumento na banda, exercícios de alongamento, teoria integrada em cada lição, exercícios de técnica, e o que é melhor, o repertório fica a cargo do professor, que vai oferecer exatamente o que o aluno gosta de tocar. Cada método acompanha um CD de orientação e exercícios para o aluno acompanhar.
E na sequênicia, o aluno poderá optar em continuar com o curso TKT de Contrabaixo com o Ximba ou Jorge Pescara, já consagrado no mercado.

PROGRAMA

ESTÁGIO 1 – Funçõao do Instrumento na Banda, Anatomia do Contrabaixo, Postura, As Notas no Braço, Exercícios de Alongamento, Tablatura, Introdução a Teoria, Exercícios para Mão Direita, Exercícios Ritmicos, Exercícios com Cordas Soltas, Cifras, Intervalos, Escalas Pentatônicas, Análise Intervalar das Pentatônicas, Formação de Acordes, Tríade Posição Fundamental, 1a Inversão, 2a Inversão, Exercícios de Repertórios Aplicaivos.

ESTÁGIO 2 – Escalas maiores e Menores, Ciclo das Quintas, Modos Gregos, Análise, Estudo das Tríades, Tétrades, Estudo dos Modos Gregos no Padrão Vertical com as 3 Digitações Possíveis, No Padrão Horizontal 2 Oiavas, Músicaa para Aplicação das Escalas e Arpejos para Acordes Maiores com Sétima Maior, Para Acordes maiores com Sétima Menor, Para Acorde Menores com Sétima Menor, Forma~ção dos Acordes, Tríades no Padrão de 2 oitavas, Estudo das Tétrades, Acordes no Campo Harmônico Maior, Aplicação dos Acordes nos repertórios

ESTÁGIO 3 – Introdução ao Slap, Nomenclatura e Exercícios Técnicos no Slap, Postura de Abafamento de Cordas e Grooves de Slap, Arpejos de Tétrades do Campo Harmônico Maior, Exercícios de Slap Hammer-on e Notas Abafadas, Estudo dos Arpejos do Campo Harmônico Maior, ampliado até a 11a, Estudo de Contratempo Pozzoli, Grooves de Slap, Padrões de Modos Gregos de terça, 3 e 4 Notas, Aplicação do Aprendizado em Repertórios.

Responder