Piano Clássico

Piano Clássico

Objetivo geral

O curso de piano do Centro de Educação Musical Holanda tem por objetivo fazer com que o estudante de música domine a execução do repertório pianístico em seus aspectos cognitivos, estilísticos, técnicos e expressivos. Estes aspectos da prática instrumental, além de contribuírem para o desenvolvimento especificamente musical, pretendem integrar a formação artística, intelectual e humanística global do estudante de piano, respeitando suas particularidades enquanto indivíduo dotado de sensibilidade, inteligência e afetividade.

Duração do curso
O tempo de duração para conclusão de cada estágio dependerá de uma série de fatores (tais como empenho individual do aluno, maior ou menor facilidade para aprendizado do instrumento, a existência de experiências musicais prévias e/ou de trabalho de musicalização), mas é possível estimar a conclusão do curso em 06 anos (para estudantes a partir de 11 anos de idade).

Estruturação do curso
No intuito de preservar a individualidade de cada aluno ao mesmo tempo em que asseguram bases técnicas e expressivas sólidas para a execução pianística, os componentes curriculares do curso de piano abrangem, tanto quanto possível, os mais diversos perfis de aluno existentes, sobretudo no que diz respeito à motivação pela qual o aluno é levado a estudar o instrumento.
Sendo assim, o curso se estrutura em três estágios:

  • Tronco comum: os alunos tomarão conhecimento dos fundamentos básicos da leitura e execução instrumental, bem como dos elementos mais recorrentes na literatura pianística em geral. Esta etapa constitui um tronco comum de conteúdos para as etapas subseqüentes.
  • Aprofundamento: nesta etapa, os alunos escolherão uma das modalidades do curso de piano (piano erudito ou ateliê pianístico), conforme suas necessidades e objetivos com o estudo do instrumento.
  • Aperfeiçoamento: nesta etapa, os alunos que já tiverem concluído uma das modalidades do curso de piano poderão continuar seus estudos, de modo a aprimorar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas durante os anos anteriores de aprendizado.

foto_piano_classico_organograma

Os estágios de iniciação e aprofundamento, por sua vez, se dividem nos seguintes níveis:

Tronco comum
Musicalização: 
Ementa: Desenvolver os alicerces do conhecimento e da prática musical, de forma lúdica e prazerosa por meio de diversas atividades ao piano. As aulas poderão ser dadas individualmente ou em grupos pequenos (no máximo 3 crianças), conforme a necessidade dos alunos.
Habilidades a serem desenvolvidas: Criatividade, introdução aos elementos básicos da teoria musical (figuras, localização das notas das claves de sol e de fá, signos de compasso etc.), capacidade de reconhecimento e aplicação dos conhecimentos a diversas situações (transferência de aprendizagem), autonomia, execução de repertório adequado ao nível.

Iniciação infantil:
Ementa: Desenvolver o trabalho de repertório, abordando questões básicas da técnica pianística, da teoria musical aplicada à execução e da expressividade musical.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Reconhecimento de padrões (acordes, arpejos, escalas, tonalidades, posições da mão);
b) Reconhecimento da grafia musical em seus mais diversos aspectos (incluindo sinais de alteração, agógica, fraseado, andamento e expressão);
c) Leitura rítmica (compassos binários, ternários e quaternários simples) e de alturas (nas claves de sol e de fá da 4ª linha);
d) Desenvolvimento de aspectos paramusicais aplicáveis à execução musical: perda da timidez, capacidade de expressão verbal, memorização, curiosidade, interesse pela pesquisa, autonomia, autoconfiança;
e) Composição musical e improvisação;
f) Percepção musical (reconhecimento auditivo);
g) Realização de pequenas harmonizações com a utilização dos acordes dos graus principais das tonalidades estudadas;
h) Execução de escalas cromáticas (a partir de 10 anos).

Iniciação I (alunos a partir de 11 anos, musicalizados ou não):
Ementa:Apresentar os elementos básicos da leitura musical e da execução e literatura pianísticas, com ênfase no desenvolvimento da lateralidade músico-motor (movimentos paralelo, contrário e oblíquo), na localização espacial segura das mãos sobre o teclado, bem como a execução de padrões melódicos e harmônicos simples (escalas, arpejos e acordes) e pequena variedade rítmica. Introdução aos elementos básicos da postura corporal (torso e membros superiores e inferiores).
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Reconhecimento e execução das tonalidades de Dó, Fá e Sol maiores e menores (naturais), bem como suas escalas (ascendentes e descendentes com mãos separadas, em 01 oitava), arpejos, acordes (em estado fundamental, com cifras) e graus principais (I – IV e V);
b) Execução de trechos simples em movimentos paralelo, oblíquo (mãos juntas ou alternadas) e contrário;
c) Execução a partir do reconhecimento da posição das mãos;
d) Desenvolvimento da expressividade musical;
e) Execução de repertório adequado ao nível;
f) Reconhecimento de compassos binários, ternários e quaternários simples;
g) Acento métrico dos compassos estudados;
h) Reconhecimento de sinais de alteração, expressão e agógica;
i) Transposição e harmonização de pequenos trechos musicais nas tonalidades estudadas;
j) Execução de escalas cromáticas;
k) Leitura à primeira vista de pequenos trechos musicais em uma clave (adultos).

Iniciação II (alunos a partir de 11 anos, musicalizados ou não):
Ementa: Apresentar os elementos básicos da execução e da literatura pianística, com ênfase no desenvolvimento da lateralidade músico-motor (movimentos paralelo, contrário e oblíquo), na localização espacial segura das mãos sobre o teclado, bem como a execução de padrões melódicos e harmônicos simples (escalas, arpejos e acordes) e pequena variedade rítmica. Introdução aos elementos básicos da postura corporal (torso e membros superiores e inferiores).
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Reconhecimento e execução de tonalidades de Dó, Sol e Fá menores (harmônicas e melódicas), bem como suas escalas (ascendentes e descendentes com mãos separadas, em 01 oitava), arpejos, acordes (em estado fundamental, com cifras) e graus principais (I – IV e V);
b) Execução de trechos simples em movimentos paralelo, oblíquo (mãos juntas ou alternadas) e contrário;
c) Execução a partir do reconhecimento da posição das mãos;
d) Desenvolvimento da expressividade musical;
e) Execução de repertório adequado ao nível;
f) Compassos mistos e alternados simples: 5, 7 e 9 tempos;
g) Acento métrico dos compassos estudados;
h) Intervalos;
i) Transposição e harmonização de pequenos trechos musicais nas tonalidades estudadas;
j) Leitura à primeira vista de pequenos trechos musicais em uma clave (adultos).

Preparatório I 
Ementa: Abordar os elementos envolvidos na produção sonora (mecânica e funcionamento do instrumento), a postura ao tocar (mãos, punhos, braços, torso, pernas e pés), aspectos musicais elementares (fraseado, articulações, agrupamentos etc.) e memorização.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Introdução ao uso sistematizado do pedal direito (a tempo, sincopado e tremolo);
b) Reconhecimento e execução de padrões repetitivos melódicos (progressões, transposições, similitudes, paralelismos, inversões etc.) e de acompanhamento (basso ostinato, arpejos, acordes quebrados etc.);
c) Reconhecimento e execução de padrões expressivos (dinâmicas, agógica, variedade de andamentos);
d) Execução de escalas e arpejos (01 oitava, estado fundamental) com as mãos juntas, em movimentos paralelo e contrário, das tonalidades de Dó, Sol e Ré maiores e menores (forma harmônica);
e) Graus secundários da tonalidade (II, III, VI e VII);
f) Execução de repertório adequado ao nível;
g) Leitura à primeira vista de pequenos trechos em uma clave.

Preparatório II
Ementa: Abordar os elementos envolvidos na produção sonora (mecânica e funcionamento do instrumento), a postura ao tocar (mãos, punhos, braços, torso, pernas e pés), aspectos musicais elementares (noções de agógica, fraseado, articulações, andamento etc.) e memorização.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Reconhecimento e execução de padrões repetitivos melódicos (progressões, transposições, similitudes, paralelismos, inversões etc.) e de acompanhamento (basso ostinato, arpejos, acordes quebrados etc.);
b) Reconhecimento e execução de padrões expressivos (dinâmicas, agógica, variedade de andamentos);
c) Execução de escalas e arpejos (01 oitava, estado fundamental) com as mãos juntas, em movimentos paralelo e contrário, das tonalidades de Lá e Mi maiores e menores (forma harmônica);
d) Reconhecimento de tonalidades maiores e menores, bem como de seus graus e campos harmônicos completos (tríades com suas respectivas cifras);
e) Aplicação sistematizada dos pedais direito e esquerdo;
f) Funções tonais.
g) Execução de repertório adequado ao nível.
g) Leitura à primeira vista de pequenos trechos em uma clave.

Aprofundamento: modalidade Piano Erudito
Básico I 
Ementa: Aprofundar o trabalho técnico e musical, aprimorando a liberdade de movimento, a precisão digital, o trabalho de memorização, a expressividade musical. Introdução ao trabalho técnico aprofundado (peso de braço, articulações, ponta de dedo), à execução de progressões harmônicas e à forma binária. Compassos simples binários, ternários e quaternários com diferentes unidades de tempo.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Introdução ao trabalho técnico digital sistematizado (articulações dos dedos) e sua integração aos elementos técnicos já estudados;
b) Reconhecimento da forma binária;
c) Execução de progressões harmônicas simples;
d) Execução de repertório adequado ao nível.

Básico II
Ementa: Aprofundar o trabalho técnico e musical, aprimorando a liberdade de movimento, a precisão digital, o trabalho de memorização, a expressividade musical. Execução de progressões harmônicas simples. Compassos simples e compostos binários, ternários e quaternários.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Introdução ao trabalho técnico digital sistematizado (articulações) e sua integração aos elementos técnicos já estudados;
b) Reconhecimento da forma binária;
c) Execução de progressões harmônicas simples;
d) Execução de repertório adequado ao nível.
Intermediário I 
Ementa: Recapitulação do trabalho técnico e musical dos níveis anteriores, com ênfase no aprimoramento da leitura através do trabalho de repertório. Introdução de noções estilísticas, sobretudo no emprego de pedais, toques e articulações. Introdução à transposição de pequenos trechos e aos estudos técnicos de agilidade, velocidade e clareza digital. Compassos mistos e alternados simples. Quiálteras.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Introdução ao controle de profundidade do pedal;
b) Toque legato (digital, com pulso e deslocamento de antebraço), portato, acentos e diferentes formas destaccato (digital, com pulso, antebraço etc.);
c) Progressão da dificuldade rítmica em relação aos níveis anteriores;
d) Execução de repertório adequado ao nível, incluindo estudos técnicos de agilidade, velocidade e clareza digital.

Intermediário II
Ementa: Recapitulação do trabalho técnico e musical dos níveis anteriores, com ênfase no aprimoramento da leitura através do trabalho de repertório. Aplicação sistematizada das noções estilísticas aprendidas anteriormente. Transposição de pequenos trechos e execução de estudos técnicos de agilidade, velocidade e clareza digital. Compassos mistos e alternados compostos. Síncope e contratempo.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Aplicação sistematizada dos toques legato (digital, com pulso e deslocamento de antebraço), portato, dos acentos e das diferentes formas de staccato;
b) Progressão da dificuldade rítmica em relação aos níveis anteriores;
c) Execução de repertório adequado ao nível, incluindo estudos técnicos de agilidade, velocidade e clareza digital.

Fundamental I 
Ementa: Aprofundamento do trabalho técnico e estilístico, com a inserção de novos elementos. Execução de polifonia imitativa a 02 vozes. Transposição de pequenos trechos. Introdução às formas (binárias, ternárias e/ou livres) de pequena e média duração. Tétrades.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Execução de polifonia imitativa a 02 vozes.
b) Transposição de pequenos trechos;
c) Execução de repertório adequado ao nível.

Fundamental II
Ementa: Aprofundamento do trabalho técnico e estilístico, com a inserção de novos elementos. Execução de polifonia imitativa a 02 vozes. Transposição de pequenos trechos (½ tom acima). Introdução às formas (binárias, ternárias e/ou livres) de pequena e média duração e à forma sonatina. Acordes com 5 ou mais sons.
Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Execução de polifonia imitativa a 02 vozes.
b) Execução de repertório adequado ao nível;
c) Execução e análise da forma sonatina.

Avançado I e II
Ementa: Sedimentar os princípios técnicos e musicais desenvolvidos nos níveis anteriores, de forma a preparar o aluno para prosseguir seus estudos em nível técnico ou superior. Introdução à forma sonata. Execução de polifonia imitativa a 03 ou mais vozes. Compreensão histórica do repertório executado. Apresentação final (recital de formatura). Revisão dos conteúdos teóricos.

Habilidades a serem desenvolvidas:
a) Execução de polifonia imitativa a 03 ou mais vozes;
b) Execução e compreensão da forma sonata;
c) Leitura à primeira vista em 2 claves;
d) Capacidade de comentar e contextualizar historicamente o repertório estudado (aspectos estilísticos, sociais, biográficos etc.).
e) Execução de repertório adequado ao nível.

Aprofundamento: modalidade Ateliê Pianístico
Objetivo: A modalidade Ateliê Pianístico é voltada aos alunos que buscam uma formação menos específica quanto ao tipo de repertório, mas mais abrangente. Sendo assim, é ideal para aqueles que desejam incluir o estudo de peças de música popular, iniciação à composição e aplicação do piano ao estudo de regência, teoria musical, percepção e harmonia. Também é voltado àqueles que pretendem se dedicar ao repertório erudito, mas não pretendem se profissionalizar.

Estruturação e duração: Esta modalidade tem duração de 06 semestres.
Devido à sua flexibilidade ante as necessidades do aluno, o currículo possui uma parte fixa e outra a ser definida em conjunto pelo professor, pelo aluno e a Coordenação Pedagógica da área. Na parte fixa serão abordados os elementos fundamentais a qualquer execução pianística (acordes, escalas, arpejos, aspectos técnicos e posturais), e o restante do programa será voltado às necessidades e expectativas práticas do aluno em relação ao estudo do instrumento. Será dada ainda ênfase à prática em conjunto, seja em música erudita ou popular, autoral ou não.
Ao final de cada semestre, os alunos deverão apresentar-se em um dos eventos promovidos pela escola, além de realizarem uma avaliação teórica. Para aqueles que obtiverem parecer favorável da coordenação de área, será emitido um certificado de conclusão de nível sem aproveitamento (nota), contendo a carga horária do curso e os conteúdos estudados no semestre.
Após o fim dos estudos nesta modalidade, aqueles que desejarem poderão seguir seus estudos pianísticos no Módulo de Aperfeiçoamento, a fim de aprimorar os conhecimentos técnicos e musicais adquiridos ao longo do curso de piano/ modalidade e seus estudos. Poderão também ingressar em um dos níveis da modalidade Piano Erudito, desde que aprovados em teste de nivelamento.

Conteúdo programático fixo
1º semestre

  • Edna Mae Burnam: A dose do dia (volume 3): Grupos I a III (com transposições).
  • Revisão das escalas e arpejos dos tons de Dó, Sol, Ré, Lá e Mi maiores e menores, em movimentos paralelo e contrário (2 oitavas).
  • Acordes das tonalidades estudadas (todos os graus), cifras e progressões simples (3 a 5 acordes).
  • Graus e funções harmônicas principais.
  • Compassos binários, ternários e quaternários simples com várias unidades de tempo.
  • 01 peça de livre escolha.
  • Prática de conjunto: piano a 4 mãos (com professor).

2º semestre

  • Edna Mae Burnam: A dose do dia (volume 3): Grupos IV e V (com transposições).
  • Escalas e arpejos de Fá e Si maiores e menores, em movimentos paralelo e contrário (2 oitavas).
  • Acordes das tonalidades estudadas (todos os graus), cifras e progressões simples (3 a 5 acordes).
  • Graus e funções harmônicas secundários.
  • Compassos binários, ternários e quaternários simples e compostos.
  • 01 peça de livre escolha
  • Prática de conjunto: piano a 4 mãos (com professor).

3º semestre

  • Edna Mae Burnam: A dose do dia (volume 4): Grupos I a III (com transposições).
  • Escalas e arpejos de Sib, Mib e Láb maiores em movimentos paralelo e contrário (02 oitavas).
  • Acordes de 3 a 4 sons das tonalidades estudadas, cifras, progressões harmônicas com modulações para tons vizinhos, acordes-pivô e inversões de acordes.
  • Substituição de acordes I: funções principais e suas substituições.
  • Compassos mistos simples.
  • 01 peça de livre escolha
  • Prática de conjunto: piano a 4 mãos (com professor ou aluno).

4º semestre

  • Edna Mae Burnam: A dose do dia (volume 4): Grupos IV e V (com transposições).
  • Escalas de Sib, Mib e Láb menores em movimentos paralelo e contrário (02 oitavas).
  • Acordes de 3 e 4 sons das tonalidades estudadas (estado fundamental e inversões), cifras, progressões harmônicas com modulações para tons vizinhos.
  • Substituição de acordes II: subtônica e dominante substituta (bII)
  • Compassos mistos compostos.
  • 01 peça de livre escolha
  • Prática de conjunto: piano a 4 mãos ou música de câmara (com professor ou aluno).

5º semestre

  • Edna Mae Burnam: A dose do dia (volume 5): Grupos I a III (com transposições).
  • Escalas de Solb (Fá#) e Réb (Dó#) maiores em movimentos paralelo e contrário (02 oitavas).
  • Acordes e arpejos de 3 e 4 sons das tonalidades estudadas (estado fundamental e inversões), cifras, progressões harmônicas com modulações para tons vizinhos.
  • Acordes de 5 ou mais sons.
  • Passagens modulantes I: modulações por 4ªs e 5ªs, cadências (perfeita, plagal, de engano).
  • Resoluções de acordes de sétima da dominante e diminutos com sétima.
  • 01 peça de livre escolha
  • Prática de conjunto: piano a 4 mãos, música de câmara, prática de banda ou acompanhamento vocal ou instrumental (com alunos).

6º semestre

  • Edna Mae Burnam: A dose do dia (volume 5): Grupos IV e V (com transposições).
  • Escalas de de Solb (Fá#) e Réb (Dó#) menores em movimentos paralelo e contrário (02 oitavas).
  • Acordes de 3 e 4 sons das tonalidades estudadas (estado fundamental e inversões), cifras, progressões harmônicas com modulações para tons vizinhos.
  • Progressões modulantes II: com 2ª menor interpolada.
  • Acorde-pivô, função-mediante e modulações por 3ªs e para tons distantes.
  • 1 peça de livre escolha
  • Prática de conjunto: piano a 4 mãos, música de câmara, prática de banda ou acompanhamento vocal ou instrumental (com alunos).

Aperfeiçoamento

Objetivo: O módulo de aperfeiçoamento é voltado aos alunos que já concluíram seus estudos nas modalidades Piano Erudito ou Ateliê Pianístico e desejam continuar estudando na mesma modalidade a fim de aprimorar os conhecimentos já adquiridos, bem como sua prática artística.
Neste estágio, será exigido do aluno pleno domínio dos conteúdos desenvolvidos nas modalidades concluídas, ainda que seja possível realizar revisão dos conteúdos e habilidades já estudados. Será exigida ainda a participação em atividades parapedagógicas e em apresentações públicas, seja como ouvinte ou executante.
Estruturação e duração: O curso não tem duração definida e não está divido em níveis, podendo ser realizado indefinidamente. Ao final de cada semestre, será conferido um certificado sem aproveitamento, com a carga horária do curso e os conteúdos desenvolvidos.
Conteúdo programático: a definir em conjunto pelo professor, pelo aluno e pela Coordenação Pedagógica da área. Serão considerados tanto as expectativas do aluno quanto seu histórico escolar, com o objetivo de detectar as possíveis carências e dificuldades que ainda precisam ser vencidas, bem como os métodos que deverão ser empregados.

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