Baby Class
A importância dos sons e da música para o bebê
Com apenas quatro dias de idade os bebês já conseguem distinguir uma língua de outra e depressa começam a prestar atenção aos sons e palavras que interessam.
Quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para aprender. As crianças que vivem rodeadas de palavras adquirem mais fácil e rapidamente um discurso fluente e claro.
Num estudo efetuado na Alemanha, foi descoberto que a exposição à música estabelece ligações nos circuitos neurais do cérebro e que as crianças privadas de experiências de linguagem raramente dominam bem a língua quando adultos.
A educação musical está fazendo parte da educação das crianças, desde a pré-escola pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora.
A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente de atenção.
A música ainda beneficia na fala, através das músicas infantis como “roda-roda”, “o sapo não lava o pé” e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança se alfabetiza mais rápido.
O poder de concentração que a música traz para a criança é um dos grandes benefícios em introduzí-la desde cedo em algum instrumento. Outro fator importante é que a música é pura matemática e certamente aqueles que a estudam desenvolvem maior capacidade de aprendizado nessa matéria.
JUSTIFICATIVA
De acordo com Walter Howard, autor de “A música e a criança”, educar significa despertar. E despertar nunca é um empreendimento precoce, sendo indispensável entregar-se a ela sistematicamente desde os primeiros anos de vida, a fim de que a criança, mais tarde, veja-a como uma tendência natural de seu ser.
Howard realizou experiências com bebês onde os exercitavam movimentando-lhes as pernas, cantando ou falando ritmicamente, onde o objetivo era proporcionar alegria à criança.
Ele variava os tempos e os timbres (pedindo à mãe, ao pai ou por assobios cantar uma mesma melodia), evitando assim, o perigo de adestrar a criança. Os exercícios com as pernas tiveram naturalmente por resultado, o aumento da destreza manual, e por conseguinte, crianças observadoras, rítmicas, falantes, mostrando todas as faculdades motoras e técnicas bem desenvolvidas.
PROJETO PROPOSTO A SER DESENVOLVIDO NO BABY CLASS
– Socialização e acolhida das novas crianças
– Apreciação de diferentes ritmos, música brasileiras, clássicas e do mundo.
– Estimular a percepção de manifestações de ritmo e/ou de sons presentes no próprio corpo – respiração, pulsação, movimentos corporais, sonoridade com a voz na natureza e cotidiano.
– Respeitar a capacidade individual da criança, despertando o interesse pela arte e sensibilidade musical.
– Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional.
– Propiciar a formação do senso crítico e invento, desenvolvendo a imaginação e a criatividade de cada criança através do hábito da observação.
– Criar oportunidades para que a criança saiba distinguir sons diversos, trabalhando assim a percepção auditiva, atenção, linguagem, memória e concentração.
– Conhecimento de instrumentos sonoros percussivos, cordas, teclas e do mundo inteiro, aumentando a cultura e desenvolvimento criativo das crianças.
– Estímulos musicais através da História da Música – de forma lúdica e clara para cada faixa etária.
– Confecção de instrumentos percussivos.
– Utilização de instrumentos musicais infantis porém profissionais, o que permite a escuta correta dos timbres sem agressão ao ouvido dos pequenos.
– Parceria e encaminhamento junto a Fonoaudióloga/ Musicoterapeuta na identificação de problemas auditivos e da fala durante as aulas de música.
ALGUMAS COMPETÊNCIAS OBSERVADAS DURANTES AS AULAS
Acompanha o ritmo com instrumentos e o corpo.
Brinca com a música (imitar, inventar e reproduzir criações musicais).
Compartilha instrumentos com os amigos.
Contato com experiências da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio.
Desenvolve a memória auditiva.
Movimenta a cabeça na direção do som escutado.
Pára de chorar ao ouvir música.
Produz com liberdade os movimentos corporais.
Reconhece diferenças sonoras: altura (graves ou agudos); duração (curtos ou longos); intensidade (fracos ou fortes) e timbre.
Reconhece instrumentos musicais e os seus respectivos sons.
Respeita as regras durante a aula.
Tem postura adequada para a escuta da música.
Vivência das músicas por meio de gestos e da socialização.
Ligar a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, pode contribuir para que algumas crianças, em situação difícil na escola, possam se adaptar (inibição psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora, etc.). Por isso é tão importante a escola se tornar um ambiente alegre, favorável ao desenvolvimento.
Gainza (1988) afirma que as atividades musicais na escola podem ter objetivos profiláticos, nos seguintes aspectos:
Físico: oferecendo atividades capazes de promover o alívio de tensões devidas à instabilidade emocional e fadiga;
Psíquico: promovendo processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro;
Mental: proporcionando situações que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da ordem, harmonia, organização e compreensão.
Para Bréscia (2003, p. 81) “[…] o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade: educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Acadêmica, 2000.
BARRETO, Sidirley de Jesus; SILVA, Carlos Alberto da. Contato: Sentir os sentidos e a alma: saúde e lazer para o dia-a dia. Blumenau: Acadêmica, 2004.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce; DICKINSON, Dee . Ensino e Aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GREGORI, Maria Lúcia P. Música e Yoga Transformando sua Vida. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
MÁRSICO, Leda Osório. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982.
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de Música: Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimentos na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988.
19 Comentários
Aula de museus pasta meu neto de 18 meses.
Obrigada.
Iolanda.
Bom dia!
Temos aulas de Musicalização Infantil.
Gostaria de agendar uma aula experimental?
Estamos localizados na Rua 141 qd.12A lt.01 numero 240 – Setor Marista
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Olá! Como funciona o projeto? Gostaria de escrevê-lo! Ele tem 1,4 meses
Bom dia!
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Gostaria de saber como funciona as aulas para crianças de 4 e 6 anos
Bom dia!
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Olá, gostaria de saber se tem turma para bebês de 8 meses e onde vcs ficam localizados ?
Olá!!!
Deixe seu celular que entraremos em contato!!! A escola funciona das 8 as 20 horas. De segunda à Sábado.
Temos 3 unidades. As localizações estão na página inicial do site com o GOOGLE MAPS.
Bom dia!
Temos aulas para bebês, sim.
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Gostaria que o meu filho de 4 anos tivesse aulas de música.
Peço mais informações.
André 99882 6882
Bom dia!
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Bom dia!
Gostaria de saber o valor para bebê de 7 meses e onde fica localizado por favor.
Obrigada.
Bom dia!
Temos aulas para bebês de 7 meses, sim.
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Gostaria de saber se tem turma para crianças de 3/4 anos, se sim como são as aulas
Bom dia!
Temos aulas de Musicalização Infantil, sim.
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Acontecem 1 x por semana com a duração de 60 minutos. Máximo 4 crianças por horário.
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Júlia Holanda
Bebê de 4 meses
Bom dia!
Temos aulas para bebês de 4 meses, sim.
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